Calculando a idade do totó

É muito comum calcular a idade de um cachorro multiplicando cada ano de vida por 7, mas isto é um erro. O envelhecimento de um cão é muito mais acentuado nos primeiros 2 anos. Depois, a relação se acomoda em 5:1 para as raças pequenas e médias, 6:1 para as grandes, e 7:1 para a gigantes. Assim, 10 anos de um dinamarquês seriam equivalentes a 80 anos, enquanto um pug da mesma idade teria apenas 64.

Como determinar a idade de um cachorro

Se você acolheu um cachorro com idade desconhecida, existem algumas formas para determinar a sua idade. Seguem alguns dados que veterinários usam para ter uma noção da idade do bichinho:

Dentes: A partir dos 7 meses os cachorros normalmente tem todos os seus dentes. Então, se o totó tiver dentinhos branquinhos é provável que tenha cerca de 1 ano. O amarelamento dos dentes de trás indica que ele deve ter entre 1 e 2 anos, enquanto que se tiver um pouco de tártaro deve ter entre 3 e 5 anos. Dentes faltando ou bem gastos indicam que ele é idoso e deve receber tratamento dentário.

Tônus muscular: Os mais jovens tem músculos bem definidos devido à sua atividade. Os mais velhos são mais ossudos ou mais gordinhos por não se exercitarem regularmente.

Pelagem: O cachorro jovem normalmente tem um pelo macio e fino, enquanto nos mais velhos o pelo é mais áspero e grosso. Os mais velhinhos podem ter mechas brancas, principalmente ao redor do focinho.

Olhos: Cachorros jovens tem olhos brilhantes que não lacrimejam. Olhos opacos podem indicar um cachorro mais velho.

Use o desenho abaixo para determinar a idade do seu totó:

 

grafico de idade do cachorro

 

Aproveite e navegue pelo site: veja os bares, pizzarias, restaurantes em várias cidades do Brasil onde você pode levar seu cachorro! Aqui Pode!

Cachorros idosos

A idade em que um cachorro é considerado idoso varia muito entre os tipos. No geral, quanto maior o cachorro, mais rapidamente ele envelhece. Por exemplo, um dinamarquês pode ser considerado idoso aos 5 anos, enquanto um poodle toy ainda seria jovem com o dobro desta idade. Lembre-se, no entanto, que não é porque um cachorro é cronologicamente idoso que necessariamente terá problemas de saúde. Em muitos casos, um cachorro idoso pode ter uma vida ativa e feliz por muitos anos.

Uma das melhores formas de prolongar a vida e melhorar as funções de um cachorro idoso é através do controle da sua alimentação. Cachorros mais velhos fazem menos exercício e precisam de menor quantidade de calorias. E como a idade dificulta a função digestiva e a absorção de nutrientes, é necessário dar alimentos de alta qualidade, especialmente feitos para suas necessidades. Um exagero de proteinas, fósforo e sódio pode agravar problemas cardíacos e de fígado e as rações específicas para cães mais velhos têm menor quantidade destes elementos e maiores níveis de vitaminas, zinco, ácidos graxos e fibras.

Tradução do artigo “How to Calculate a Dog’s Age in Dog Years”
endereço da página:

How to Calculate a Dog’s Age in Dog Years

Você também pode gostar...

2 Comentários - Veja os Comentários em Cartas do Leitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Aqui Pode